Faixa de Gaza
Este sábado foram entregues 15 corpos de palestinianos retidos em Israel. O último refém israelita entregue pelo Hamas já foi identificado.
Um corpo israelita pelos restos mortais de 15 palestinianos: este é o acordo. A troca é mediada pela organização Cruz Vermelha Internacional.
Os corpos chegam a Gaza amontoados, dentro de uma carrinha, envolvidos num saco de plástico branco e opaco. Os restos mortais são descarregados e levados para o hospital Nasser, em Khan Yunis.
Para as famílias daqueles que estão desaparecidos a esperança é a última a morrer.
Os restos mortais dos 15 palestinianos são a moeda de troca pelo refém, devolvido a Israel, na sexta-feira.
O refém é Lior Rudaeff, um médico voluntário e motorista de ambulância de 61 anos. Segundo as autoridades, Rudaeff foi morto num ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 na região sul de Israel.
Na região a sul do enclave palestiniano, os ataques continuam. Várias casas têm sido destruídas pelas forças israelitas.
Um palestiniano foi morto a tiro por militares israelitas, no campo de refugiados de Bureij, no centro da Faixa de Gaza.
A 10 de outubro foi implementado o cessar-fogo na Faixa de Gaza. Desde então morreram mais de 240 pessoas no enclave palestiniano, alvo de ataques israelitas.