Papa Leão XIV reúne-se com Presidente ucraniano no Vaticano

| 18 de Maio de 2025 às 15:27
Papa Leão XIV e Volodymyr Zelensky
Papa Leão XIV e Volodymyr Zelensky FOTO: Telegram de Volodymyr Zelensky

Numa publicação na rede social Telegram, o Presidente ucraniano agradeceu a disponibilidade do Vaticano para se tornar uma plataforma de negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia.

O Papa Leão XIV encontrou-se este domingo com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Vaticano, poucas horas depois de ter presidido à missa solene em que foi oficialmente empossado como líder da Igreja Católica.

Na manhã desta segunda-feira, Papa Leão XIV falou pela primeira vez com Zelensky por telefone, tendo manifestado a sua profunda preocupação com a guerra na Ucrânia.

Numa publicação na rede social Telegram, o Presidente ucraniano agradeceu a disponibilidade do Vaticano para se tornar uma plataforma de negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia. Zelensky reiterou ainda que o seu país está preparado para qualquer tipo de diálogo que conduza a uma paz justa e duradoura.

À margem da cerimónia de entronização do novo Papa, Zelensky reuniu-se também com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Este foi o primeiro encontro entre o Presidente ucraniano e JD Vance desde o desentendimento ocorrido em Fevereiro, durante conversações na Casa Branca sobre o rumo do conflito na Ucrânia.