Partido de Javier Milei venceu as eleições intercalares na Argentina com mais de 40% dos votos

Nuno Gil Ferreira | 27 de Outubro de 2025 às 17:15
A carregar o vídeo ...

Argentina

A vitória do presidente argentino permitirá a continuação da reforma na economia do país, apesar do descontentamento com as várias medidas de austeridade impostas por Milei.

O partido de Javier Milei venceu as eleições deste domingo, na Argentina, com uma alta margem em relação aos demais partidos.

Apesar de os números das sondagens apontarem para uma descida nos votos do partido do presidente argentino, Milei afirma que a população escolheu abandonar um regime falhado.

Milei já foi parabenizado pelo presidente Donald Trump, na rede social Truth Social, que descreve o resultado como uma grande vitória para a Argentina.

Com este resultado, o partido do presidente argentino passa a ter um papel mais notável na política do país.

As eleições legislativas a meio do mandato de Milei são cruciais para o presidente argentino, que garantiu agora o reforço da sua base parlamentar.

Milei estimou que conseguiria cerca de um terço dos assentos parlamentares, o que lhe permitiria impor vetos presidenciais sem oposição.

Javier Milei reúne agora as condições para levar a cabo a reforma financeira que tem vindo a ser criticada pela população da Argentina.

O "maior ajuste orçamental da história", como Milei se refere à reforma financeira, resultou na perda de mais de 200 mil postos de trabalho em 2024, apesar de ter controlado a inflação no país.