Pedro Proença defende possibilidade da PJ já saber do paradeiro do evadido Fernando Ribeiro há mais tempo

Rita Carmona Direito | 22 de Novembro de 2024 às 11:30
A carregar o vídeo ...

Pedro Proença

O advogado esteve no NOW e relembrou que agora existe também uma questão de interesse, que é saber "até que ponto Fernando Ribeiro estará disposto a colaborar".

O advogado Pedro Proença coloca a possibilidade da Polícia Judiciária já saber do paradeiro do evadido há mais tempo. Referiu ainda, na manhã desta sexta-feira, em direto no NOW, que é provável que a pena de Fernando Ribeiro se traduza numa prisão perpétua.

"Normalmente, a Polícia Judiciária, entre aquilo que é a localização e a identificação do paradeiro do fugitivo e o momento da sua recaptura, chega por vezes, em função de critérios de investigação, prudência e de rigor, a levar algumas semanas, às vezes meses, até proceder à detenção", disse inicialmente o advogado. 

Pedro Proença relembrou que neste caso existe também uma questão de interesse, que é saber "até que ponto Fernando Ribeiro estará disposto a colaborar no sentido de prestar esclarecimentos relativamente à forma como fugiu e foi planeada a fuga". 

Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, tem antecedentes de crimes de associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida.

O até esta sexta-feira fugitivo tem como data da primeira reclusão o ano de 1980, cumprindo, aquando da fuga, uma pena de prisão de 24 anos, associada a 11 condenações.

Sobre Fernando Ribeiro Ferreira recaía um mandado de detenção internacional emitido pela autoridade judiciária competente, constando de notícia vermelha na Interpol.