Pedro Proença
O advogado esteve no NOW depois da captura dos últimos fugitivos de Vale de Judeus e comentou ainda a demora na extradição de Fábio Loureiro para Portugal.
O advogado Pedro Proença esteve no NOW esta sexta-feira e manifestou preocupação com a demora na extradição de Fábio Loureiro, fugitivo do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, para Portugal.
"Tudo estará em condições para que a extradição ocorra. Portanto, não se percebe muito bem esta demora", afirmou.
Segundo Pedro Proença, a questão poderá estar relacionada com aspetos logísticos da transferência do recluso e o advogado insistiu que as autoridades portuguesas devem pressionar as marroquinas, uma vez que o processo já estará resolvido judicialmente em Marrocos.
Pedro Proença também comentou o caso do fugitivo Shergili Fargiani, referindo tratar-se de um exemplo da "atividade criminosa multinacional".
Explicou que Shergili Fargiani já teria sido condenado na Grécia, antes da sua condenação em Portugal, o que levou as autoridades gregas a darem prioridade à execução da pena.
"Após cumprir pena na Grécia, poderá ainda ter de cumprir uma sentença em Itália antes de ser extraditado para Portugal, tornando o processo mais complexo e demorado", referiu.
O advogado elogiou a rápida captura dos fugitivos, destacando a eficácia da Polícia Judiciária e da cooperação internacional, mas alertou para a necessidade de reforçar a segurança nas cadeias portuguesas.
"Não podemos dormir sobre os louros", afirmou, lembrando que a fuga dos cinco reclusos revelou fragilidades graves no sistema prisional de Vale de Judeus, que é considerado de alta segurança.
Pedro Proença revelou ainda que, para reforçar a vigilância no pátio de recreio, onde ocorreu a fuga, foi necessário retirar guardas prisionais de outros pontos sensíveis da prisão, o que demonstra a falta de efetivos no sistema.
"O corpo da guarda prisional mantém-se exatamente como estava à data da fuga", reforçou.
O advogado sublinhou por isso a "urgência de aumentar o número de guardas e investir em melhores sistemas de segurança, como videovigilância e torres de vigilância".