Pedro Santana Lopes conta com o apoio do PSD na sua candidatura à Câmara da Figueira da Foz

Beatriz Torrete | 12 de Fevereiro de 2025 às 12:17
A carregar o vídeo ...

Pedro Santana Lopes conta com apoio do PSD

No entanto, Pedro Santana Lopes reflete que este apoio do PSD não significa um regresso ao partido do qual foi Presidente.

Pedro Santana Lopes vai ser candidato à Câmara da Figueira da Foz com apoio do PSD, sendo esta a primeira vez que conta com o apoio do partido desde que o deixou, em 2018. 

Em 2021, o antigo Presidente do PSD ganhou a autarquia da região como independente, mas agora recandidata-se com o apoio dos sociais democratas.

Nas últimas autárquicas, Santana Lopes não obteve a maioria absoluta, mas um acordo com o líder local do PSD, Ricardo Silva, garantiu a maioria ao executivo.

Numa nota, o partido indica que se trata de um sinal claro de unidade e congregação do PSD.

No entanto, Pedro Santana Lopes reflete que este apoio do PSD não significa um regresso ao partido do qual foi Presidente.

Ao juntar ao nome de Pedro Santa Lopes, o PSD oficializou mais 56 candidatos às câmaras municipais de todo o país.

Em Beja, o PSD apoia o professor Nuno Palma Ferro, atual vereador da autarquia.

Entre o lote de candidatos que já tinha sido divulgado em janeiro está o vereador João Rodrigues à Câmara de Braga.

À Câmara de Cascais vai contar com o candidato Nuno Piteiro Lopes e em Loures o PSD vai apoiar o atual vereador Nelson Baptista.

De fora ficam os nomes dos que concorrem a algumas das maiores câmaras do país, como a do Porto e a de Lisboa, sendo que a comissão política do PSD decidiu que a palavra final na escolha de candidatos às autárquicas e freguesias vai ser da direção.

Esta decisão do partido ocorre depois da acusação do Ministério Público a 60 autarcas no processo Tutti-Frutti.

Com estas indicações, os acusados ficam afastados da decisão, como é o caso de Luis Newton, Presidente da junta de freguesia da Estrela, ou Angelo Pereira, vereador na Câmara Municipal de Lisboa.