Pelo menos 16 mortos e 86 feridos num dos maiores ataques russos contra a Ucrânia

Beatriz Ender | 19 de Novembro de 2025 às 13:54
A carregar o vídeo ...

Pelo menos 16 mortos e 86 feridos num dos maiores ataques russos contra a Ucrânia

Entre as vítimas estão duas crianças com 9 e 13 anos.

Pelo menos 16 pessoas morreram e 86 ficaram feridas na noite desta terça-feira, num dos maiores ataques lançados pela Rússia contra a Ucrânia. Quase 500 drones e cerca de 50 mísseis foram lançados por Moscovo contra cinco regiões ucranianas.  

Entre as vítimas estão duas crianças com 9 e 13 anos.   

As defesas aéreas ucranianas alegam que intercetaram mais de 440 drones e 41 mísseis, mas os restantes veículos não tripulados atingiram os alvos pretendidos. 

Instalações de abastecimento de energia foram destruídas e várias localidades no território ucraniano ficaram às escuras. Também infraestruturas civis foram alvo de destruição. 

O ataque em Kharkiv, na segunda maior cidade da Ucrânia, no nordeste do país provocou um grande incêndio. Um prédio residencial perto de uma unidade médica ficou completamente destruído.  

Do outro lado, as defesas aéreas russas reclamaram o abate de 65 drones ucranianos sobre quatro regiões do país, no Mar Negro e no Mar de Azov.  

De acordo com o Ministério da Defesa russo, foram neutralizados 16 drones nas águas do mar negro. Nove foram destruídos sobre o Mar de Azov e os restantes foram intercetados e destruídos sobre regiões que fazem fronteira com a Ucrânia.  

Enquanto a guerra continua no terreno, o Presidente da Ucrânia tenta ganhar apoio da europa para reforçar a defesa aérea no país.