Pelo menos 30 feridos após ataque russo contra a capital ucraniana

Nuno Gil Ferreira | 27 de Dezembro de 2025 às 11:29
A carregar o vídeo ...

Pelo menos 20 pessoas feridos após ataque russo contra a capital ucraniana

Um terço das casas em Kiev ficou sem aquecimento.

Os alarmes soaram pouco depois da uma da manhã deste sábado. Foram ouvidas explosões em vários pontos da cidade de Kiev desde o início da madrugada e as pessoas só tiveram tempo de fugir para os abrigos.  

Um ataque massivo russo com misseis balísticos e drones contra o território ucraniano deixou as autoridades em alerta.  Edifícios residenciais ficaram destruídos, armazéns irreconhecíveis e houve incêndios em diferentes pontos da capital ucraniana.  

Dezenas de pessoas ficaram feridas, entre elas, há crianças.  

Na rede social X, Volodymyr Zelensky deu conta de quase 500 drones e 40 mísseis até às primeiras horas da manhã. O Presidente ucraniano revelou pessoas presas nos escombros e disse que este cenário de destruição traduz a verdadeira atitude de Putin e do seu círculo.  

Zelensky acrescentou que a Rússia não quer acabar com a guerra e que aproveita todas as oportunidades para causar ainda mais sofrimento. O líder ucraniano pediu mais pressão aos países europeus.  

Um terço das casas em Kiev está sem aquecimento desde a madrugada. São mais de 2600 edifícios. Segundo as autoridades, 320 mil famílias não tinham energia.  

Quase todos o país está em alerta máximos para os ataques aéreos. Aeronaves militares polacas foram mobilizadas em resposta ao ataque em grande escala, segundo as forças armadas da Polónia.  

O Governo polaco suspendeu temporariamente todos os voos em dois aeroportos perto da fronteira com a Ucrânia.