Ucrânia E Rússia
As Forças de Defesa Ucranianas anunciaram que abateram perto de 80 drones lançados por Moscovo este sábado. Já do lado russo, quase 100 drones ucranianos foram abatidos na última madrugada.
A troca de ataques entre a Ucrânia e a Rússia continua sem fim à vista. Na madrugada de sábado para domingo, ambos os lados abateram dezenas de drones.
Moscovo afirma que o ataque com drones da Ucrânia perturbou aeroportos e caminhos-de-ferro.
Os detritos que caíram dos drones ucranianos destruídos interromperam o fornecimento de energia ferroviária e as operações dos comboios em parte da região de Volgogrado.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, forma abatidos 99 drones durante a noite em 12 regiões russas, na península da Crimeia e no mar negro.
Já as forças de defesa aérea da Ucrânia anunciaram que abateram 78 drones russo na noite de sábado. Moscovo lançou 83 drones em direção a várias regiões ucranianas.
O ataque aéreo russo foi travado graças à atuação conjunta da aviação, dos sistemas de mísseis antiaéreos, da guerra eletrónica, dos sistemas não tripulados e das unidades móveis de fogo das forças de defesa da Ucrânia.
Um acordo para um cessar-fogo ainda parece distante e Donald Trump começa a mostrar sinais de impaciência.
De acordo com o secretário de estado norte-americano, Marco Rubio, o Presidente dos Estados Unidos está a “perder a paciência” com a Rússia por causa da guerra na Ucrânia.
Numa entrevista à "FOX News", Rubio elogiou Trump e disse que é o melhor negociador entre as duas partes.
As declarações de Rubio foram feitas cerca de duas semanas depois de Trump ter dado à Rússia um prazo de 50 dias para aceitar um acordo de paz, sob pena de enfrentar tarifas “severas”.
Desde esse anúncio, a Rússia apenas intensificou os ataques contra cidades ucranianas e continuou a avançar ao longo da linha da frente.