Pelo menos cinco homens detidos e cinco armas de fogo apreendidas em operação da PSP em Lisboa
A operação está a ser desenvolvida pela PSP, em estreita articulação com a 11ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.
Pelo menos cinco homens já foram detidos e várias armas foram apreendidas na manhã desta quarta-feira, na sequência de uma operação da Polícia de Segurança Pública na Alta de Lisboa e na Ameixoeira. Segundo o comissário da PSP Tiago Costa explicou que os detidos já tinham antecedentes criminais.
A operação está a ser desenvolvida pela PSP, em estreita articulação com a 11ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.
“Estão a ser desenvolvidas 15 buscas domiciliárias e uma busca não domiciliária. Já temos cinco detidos e cinco armas de fogo que conseguimos recuperar. Temos ainda armas brancas, várias munições de diversos calibres e ainda droga”, revelou o comissário da PSP.
Em causa, estará o aumento do fenómeno de crimes cometidos com armas de fogo nas zonas da Ameixoeira e da Alta de Lisboa.
“Serve para mostrar que a PSP está atenta, está sempre presente e rapidamente consegue atuar quando é necessário repor a segurança e tranquilidade nesta população”, afirmou o comissário.
Segundo Tiago Costa, todos os detidos tinham antecedentes criminais, eram todos homens com idades entre os 20 e os 40 anos. Os crimes em questão, muitas vezes, têm origem em “desavenças que possam existir entre famílias [...], que muitas vezes acabam por desencadear disparos com arma de fogo, que muitas vezes acertam em pessoas e provocam ferimentos graves”.
“Outras vezes é simplesmente de aviso e de ameaça”, acrescentou.
Apesar de a operação ter como objetivo recuperar armas de fogo, foi também apreendida haxixe, “não em muitas quantidades”.