Israel-Gaza
Na madrugada desta quinta-feira, o vice-presidente norte-americano, JD Vance, garantiu que o cessar-fogo se mantinha sólido.
Apesar do cessar-fogo em Gaza, os ataques israelitas continuam. As autoridades de Khan Younis, no sul de Gaza, indicam que há registo de mortos e de feridos. A Cisjordânia ocupada foi também alvo de incursões durante a madrugada desta quinta-feira, mesmo depois das advertências dos Estados Unidos (EUA) sobre o impacto das ações no acordo de paz.
Contudo, os EUA garantem que o quadro diplomático não está tremido. O Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, reúne-se esta quinta-feira com Benjamin Netanyahu. A informação foi avançada pela porta-voz de Israel.
O objetivo é reunir esforços e procurar uma solução que salvaguarde o cessar-fogo em Gaza.
Em causa está uma votação feita entre os deputados de Israel pela aprovação de dois projetos lei sobre a anexação da Cisjordânia ocupada.
Marco Rubio e o vice-presidente norte-americano JD Vance já alertaram que esta proposta pode prejudicar as tréguas entre os israelitas e os palestinianos.
O vice-presidente dos EUA esteve também ao lado do ministro da Defesa de Israel, num encontro que marca o fim da visita de Vance a Telavive.
O governo israelita afirmou que está empenhado em trabalhar para o sucesso do plano de Donald Trump para Gaza.
Resta agora saber se a visita de Marco Rubio a Telavive vai conseguir travar os ataques que o Hamas e Israel têm insistido em continuar a perpetuar mesmo depois da assinatura do acordo de 20 pontos, proposto por Washington.