Pelo menos uma pessoa morreu e 23 ficaram feridas em ataques russos contra a Ucrânia

Constança Santos | 05 de Dezembro de 2025 às 20:05
A carregar o vídeo ...

Pelo menos uma pessoa morreu e 23 ficaram feridas em ataques russos contra a Ucrânia

Drones ucranianos atingiram um porto russo e uma refinaria de petróleo, na região de Samara, durante a noite desta quinta-feira. As negociações para o plano de paz na Ucrânia prosseguem.

A Rússia lançou pelo menos 137 drones contra a Ucrânia, informou a força aérea de Kiev. Pelo menos uma criança morreu no ataque. As defesas aéreas ucranianas intercetaram cerca de 80 drones. 57 conseguiram atravessar o território ucraniano e atingir 13 locais. 

Os bombardeamentos atingiram a região de Kherson, Donetsk, Sumy e Zaporijia. Há registo de vários feridos.  

Na Rússia, drones ucranianos atingiram um porto e uma refinaria de petróleo, na região de Samara. A Ucrânia afirma que o ataque visou reduzir o potencial militar e económico de Moscovo. 

No jogo diplomático, as conversações para pôr fim à guerra continuam. O Presidente finlandês alertou os líderes europeus de que os Estados Unidos provavelmente estavam em contato com a Rússia enquanto mantinham conversas com a Ucrânia. 

O líder finlandês disse ao presidente francês, a Volodymyr Zelensky, ao secretário-geral da NATO e a outros presentes na chamada, que tinha conversado com o genro de Donald Trump depois da reunião da delegação americana com Putin. 

Alexander Stubb disse aos líderes europeus que o genro de Donald Trump descreveu as negociações em Moscovo como produtivas e afirmou que 95% do acordo já foi fechado. No entanto, revela que o último ponto de discórdia envolve forçar a Ucrânia a ceder território.