Ozempic
A Ordem dos Médicos avançou com um processo disciplinar a esta especialista, que foi detida por estar envolvida no esquema fraudulento.
Graça Vargas é a maior prescritora a nível nacional de Ozempic. O esquema desta médica passava por emitir receitas a utentes que queriam emagrecer. Falsificava dados ao colocar estes doentes como sendo diabéticos para que dessa forma tivessem comparticipação do Estado.
A médica foi detida na sua residência no norte do país.
Numa operação levada a cabo pelo departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, os inspetores estão agora a fazer buscas na clínica da médica.
A Ordem dos Médicos pediu às autoridades toda a informação considerada pertinente para a avaliação interna da conduta de Graça Vargas.
O processo será conduzido pelo Conselho Disciplinar Regional do Norte. Este processo disciplinar acontece em paralelo com o inquérito criminal conduzido pela PJ.
Em causa estão crimes de burla qualificada e falsidade informática que envolvem ainda outros profissionais de saúde, assim como clínicas médicas.
A ministra da Saúde disse que só vai reagir quando a investigação das autoridades estiver concluída.
A médica endocrinologista terá registado prescrições pelo Serviço Nacional de Saúde em montantes que superam os nove milhões de euros.
A policia acredita que este esquema prejudicou o Estado em cerca de três milhões de euros.