PJ investiga incêndio numa lavandaria industrial em Amares

| 23 de Setembro de 2025 às 18:15
A carregar o vídeo ...

PJ investiga fogo em lavandaria

O espaço ficou completamente destruído. Durante o combate às chamas, dois bombeiros ficaram feridos.

Um violento incêndio deixou para trás um rasto de destruição no município de Amares esta segunda-feira, perto das onze horas da noite, altura em que foi dado o alerta.

À chegada dos bombeiros ao local, já a lavandaria industrial em Rendufe estava tomada pelas chamas.

A empresa está a laborar naquele local desde junho de 2020. No interior do armazém existia material altamente inflamável, nomeadamente, toalhas e outros tecidos que permitiram a rápida propagação das chamas.

Os funcionários saíram do local por volta das 17h00 de segunda-feira e duas horas depois também o proprietário e um cunhado fecharam a lavandaria, como era já habitual. Não detetaram qualquer situação suspeita que pudesse vir a provocar o incêndio.

Ao que foi possível apurar, a lavandaria trabalhava, maioritariamente, para hotéis no Porto e empregava cerca de 55 trabalhadores.

O futuro destes profissionais é para já incerto.

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Judiciária (PJ) esteve no armazém a efetuar perícias e procura agora perceber o que terá provocado o incêndio, que deflagrou numa altura em que a lavandaria já não estava a laborar.

Sabe-se que os prejuízos são muito avultados, já que tinha sido feito um investimento em maquinaria na ordem dos milhões de euros.

Também as chaves das carrinhas da empresa ficaram no interior do armazém, mas nenhuma viatura foi atingida.

O incêndio obrigou à mobilização de mais de 50 bombeiros de várias corporações no distrito de Braga.

Durante o combate ao fogo, dois operacionais da corporação de Amares ficaram feridos. Um deles foi hospitalizado por inalação de fumo e o outro sofreu queimaduras na cara.

Os dois bombeiros estão já em casa a recuperar.