Polícia Judiciária apreende 25 quilogramas de cocaína no Porto de Leixões

| 17 de Setembro de 2025 às 21:51
A carregar o vídeo ...

Polícia Judiciária apreende 25 quilogramas de cocaína no Porto de Leixões

Um dos contentores refrigerados apresentava sinais de intrusão na zona que contém motores de propulsão de frio e que é acessível a partir do exterior.

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 25 quilogramas de cocaína, no Porto de Leixões, em Matosinhos. A droga poderia render quase meio milhão de euros. A ação preventiva da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária visava contentores provenientes do Uruguai, que tinham chegado ao porto. 

Um dos contentores refrigerados apresentava sinais de intrusão na zona que contém motores de propulsão de frio e que é acessível a partir do exterior. Nessa zona, a ação da PJ, em colaboração com a Autoridade Tributária e Aduaneira, encontrou várias embalagens de cocaína. Ao todo, 25 quilogramas daquele produto estupefaciente, com elevado grau de pureza, poderia valer perto de 500 mil euros. 

De acordo com a Judiciária, a forma como a cocaína foi transportada pressupõe o uso de um método que depende da intervenção de operacionais para retirar a droga daquele compartimento do contentor.  

Por enquanto, não há suspeitas de envolvimento da empresa exportadora ou da importadora.  

A operação ocorreu na quinta-feira e teve por base mecanismos de cooperação internacional com outras autoridades congéneres, através dos quais a PJ recebe com frequência informações sobre contentores propícios de 'contaminação'.