Rita Matias, deputada do Chega
Para a deputada Rita Matias, é fundamental, que “o Hamas seja desmantelado e que não se organize como força política.
A deputada do Chega Rita Matias disse esta quarta-feira que “por ora não é tempo de reconhecer o Estado palestiniano. As declarações foram feitas à saída da reunião com Governo, onde foi discutido o Orçamento de Estado para 2026, a lei da nacionalidade e dos estrangeiros, a criação de novas freguesias e a guerra na Faixa de Gaza.
Para Rita Matias, é “fundamental”, que “o Hamas seja desmantelado e que não se organize como força política.
“Estamos mais céticos do que o senhor ministro [dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel] de que isto realmente seja possível e, por isto, o grupo parlamentar do Chega entendeu dizer que por ora não é tempo de reconhecer o Estado palestiniano”, afirmou a deputada.
Rita Matias disse ainda que o Chega está a acompanhar outras posições mais conservadoras sobre este tema, nomeadamente, a nível europeu.
A 31 de julho, o presidente do Chega, André Ventura, defendeu que o reconhecimento do Estado da Palestina deveria ser uma decisão a nível europeu e que Portugal deveria aguardar por um consenso. No entanto, no mesmo dia, Luís Montenegro anunciou que iria ouvir o Presidente da República e os partidos com assento parlamentar sobre o tema, entre 23 e 29 de setembro.