Porta-voz do Kremlin confirma reunião de Putin com Trump na Hungria
De acordo com Dmitri Peskiv, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo e o secretário de Estado norte-americano vão reunir primeiro, para “trabalhar sobre o assunto”.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskiv, confirmou esta sexta-feira que o Presidente russo, Vladimir Putin, e o homólogo americano, Donald Trump, vão de facto reunir, mas que ainda existem vários problemas a resolver.
“Primeiro, o ministro [dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey] Lavrov, e o secretário de Estado [norte-americano, Marco] Rubio vão trabalhar sobre o assunto. É preciso formar equipas de negociação e assim por diante. Tudo será feito em etapas”, explicou.
Ainda assim, segundo o Kremlin, “há um entendimento comum de que não há necessidade de adiar” a reunião, que pode “ocorrer dentro de duas semanas ou um pouco mais tarde”.
Donald Trump anunciou esta quinta-feira que vai reunir com Putin, na Hungria, mas que ainda não foi marcada uma data. As declarações foram feitas na véspera do encontro do líder norte-americano com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.
Apesar de as reuniões anteriores sobre um cessar-fogo na Ucrânia não terem sido produtivas, Donald Trump disse estar confiante, depois do recente sucesso em chegar a um acordo entre Israel e o Hamas para a paz na Faixa de Gaza.