Portugal bateu a Eslováquia na corrida ao novo elétrico low cost da Volkswagen

Jornal de Negócios | 12 de Março de 2025 às 21:04
A carregar o vídeo ...

ID.Every1

O ID.Every1 foi alvo de interesse por várias fábricas da marca alemã, mas a unidade de Palmela conseguir sair triunfante. A fábrica assegura assim produção para lá de 2035.


A Autoeuropa não esteve sozinha na corrida à conquista do low cost elétrico da Volkswagen. O Negócios sabe que a fábrica de Palmela enfrentou a concorrência de unidades do leste da Europa e conseguiu vencer a fábrica eslovaca do grupo na fase final.

Tudo fruto de um trabalho intenso realizado em conjunto com o Governo e com a agência nacional responsável pela captação de investimento externo. Esta conquista assegura o futuro da unidade de Palmela de onde há anos apenas saem T-Roc.

A Autoeuropa fez-se valer do facto de ao longo dos anos ter demonstrado uma elevada capacidade de produção, mas também de um grande nível de eficiência.

Pouco se sabe ainda sobre os contornos financeiros da aposta da Volkswagen na unidade nacional. Questionada pelo Negócios, fonte oficial da Autoeuropa não quis fazer qualquer cometário sobre o valor do investimento em causa, dos apoios asseguradas nem de necessidades adicionais de mão de obra.

A conquista do ID.Every1 vem tirar de cima da fábrica de Palmela uma nuvem que pairava há alguns anos. Com a produção deste veículo, a Autoeuropa garante a sobrevivência para lá de 2035, uma vez que a partir desse ano a unidade nacional teria de parar de produzir o T-Roc devido às regras europeias para a transição energética.