Estado de alerta
A onda de calor que chegou a portugal é uma preocupação para as autoridades.
Portugal continental está em sitação de alerta até quinta-feira, devido à onda de calor. Perante os incêndios que estão a fustigar o norte do país, o Governo tomou medidas para conter a propagação das chamas e evitar que a situação piore.
Declarado o estado de alerta, passa a ser proibido aceder, circular e permanecer em espaços florestais e caminhos rurais. É também proibido fazer queimadas e quaisquer autorizações que tenham sido emitidas previamente ficam suspensas. O trabalho com recurso a maquinaria em espaços florestais e em áreas rurais que representem risco de ignição, também está interditado. As autorizações previamente atribuídas para o uso de de fogo-de-artifício ficam suspensas, bem como a utilização de outros artefactos pirotécnicos.
Esta é a primeira resposta do Governo face à onda de calor que chegou a Portugal.
O estado de alerta é a fase de prevenção e de preparação, em que são reforçadas as medidas de vigilância face à iminência de uma possível catástrofe.
O alerta está em vigor até às 23 horas e 59 minutos, de quinta-feira.
Esta semana, as temperaturas, que deverão rondar os 40ºC, preocupam as autoridades por serem fatores de risco muito elevado para novos incêndios.