Portugal e Moçambique assinam 22 acordos na 6ª cimeira bilateral entre os dois países

| 09 de Dezembro de 2025 às 21:49
A carregar o vídeo ...

Portugal e Moçambique assinam 22 acordos na 6ª cimeira bilateral entre os dois países

Luís Montenegro anunciou esta terça-feira que Portugal vai disponibilizar uma linha de crédito de 500 milhões de euros para incentivar as empresas portuguesas a investirem em Moçambique.

A relação entre Portugal e Moçambique é antiga e os dois países não querem desperdiçar oportunidades. Por isso, na 6ª cimeira entre os dois países, Montenegro anunciou uma linha de crédito de 500 milhões de euros para incentivar as empresas portuguesas a investirem Moçambique.   

“Vamos gerar emprego para a juventude, para as mulheres e para todas as classes sociais”, garantiu o Presidente moçambicano, Daniel Chapo. 

A propósito do impacto da nova lei dos estrangeiros nos moçambicanos, Luís Montenegro esclarece que “o país não está a endurecer a lei”.   

Com a greve geral à porta, o primeiro-ministro aproveitou ainda para criticar José Luís Carneiro.    

“Vivemos um tempo singular, porque [...] quando um líder político aparece a querer motivar e mobilizar o país para aproveitar a embalagem e apresentar novos e mais ambiciosos objetivos, [...] são as oposições que querem menos e o líder político que quer mais”, declarou. 

No total Portugal e Moçambique assinaram 22 acordos e memorandos de entendimento. A próxima cimeira bilateral terá lugar em Moçambique.