Portugal investe 4,1 mil milhões de euros em reequipamento militar

| 06 de Dezembro de 2025 às 13:54
A carregar o vídeo ...

Portugal vai investir 4,1 mil milhões de euros em reequipamento militar para substituir três navios da classe Vasco da Gama

Os contratos podem ser assinados já em fevereiro e as duas primeiras fragatas podem chegar daqui a quatro anos.

Numa alusão ao país de origem, chamam-lhes os “Ferraris das Fragatas” e vão substituir os três navios da classe Vasco da Gama que chegaram no início dos anos 90. Nos custos, entram três navios, manutenções ao longo do ciclo de vida e intervenções em infraestruturas como o Arsenal do Alfeite. A aquisição de novos helicópteros orgânicos das fragatas também está incluída.   

Trata-se de um programa de reequipamento militar que, não estando ainda fechado, tem uma previsão de investimento de 4,1 mil milhões de euros. O processo está a um patamar político, com apoio da Marinha, para que os contratos possam ser assinados em fevereiro.   

Portugal tem, atualmente, cinco fragatas, todas construídas há mais de trinta anos e a necessitar de substituição. Têm sido algumas as avarias que as deixam paradas na base naval de Lisboa e inoperacionais.  

A Marinha conta receber em 2029 as duas primeiras fragatas italianas, que devem ter ultrapassado alguns problemas com o grupo de geradores do primeiro modelo. A Armada terá de fazer um esforço adicional para formar nos próximos meses tripulações no novo sistema de armas e em toda a sua tecnologia.