Portugal teve este domingo à noite a oportunidade de admirar o último eclipse lunar do ano que pintou a lua de vermelho

| 08 de Setembro de 2025 às 19:40
A carregar o vídeo ...

Portugal

Este é um fenómeno conhecido como a lua de sangue.

Na noite deste domingo foi impossível não reparar no céu, não só pela lua cheia, mas também pelo segundo e último eclipse lunar do ano, que foi visível nos céus de grande parte do mundo. E Portugal não ficou para trás.

Em vários pontos do nosso país foi possível admirar o fenómeno.

Durante cerca de hora e meia foi visível a chamada lua de sangue, assim conhecida por ter uma cor avermelhada. Acontece quando a lua viaja na sombra do planeta Terra sem ser tocada pelo sol.

O tom mais encarnado surge devido à refração da atmosfera da terra que funciona como um prisma para a luz do sol, cujo resultado está agora à vista. 

Foram vários os admiradores que quiseram deixar o momento registado, até porque não é algo que se possa ver todos os dias. Este ano aconteceu apenas uma vez em março. 

E também este domingo nem todos tiveram a mesma sorte, uma vez que por cá, o eclipse total não foi visível em todo o país. Por exemplo, no litoral só foi possivel ver o eclipse parcial. Nas zonas mais a oeste, a lua só nasceu já depois do fim do eclipse total, ou seja, nestas regiões viu-se o eclipse parcial quando a lua reapareceu à luz do sol. 

O local onde o fenómeno esteve à vista durante mais tempo foi na ásia central, onde durante cinco horas a lua de sangue permaneceu intacta. 

Também nos continentes europeu, africano e da oceânia foi possível observar o eclipse total. 

Já no continente americano, nenhuma parte do eclipse foi visível.