Luís Montenegro
No comunicado divulgado esta quinta-feira, a linha de crédito acordada entre o Governo e o BEI dará aos municípios um prazo mais alargado para apresentarem respostas habitacionais.
Portugal vai receber dinheiro do Banco Europeu de Investimento (BEI) para apoiar a construção e renovação de 12 mil habitações para arrendamento acessível.
O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, que assinou a formalização da primeira tranche do acordo na sua residência oficial, na ordem dos 450 milhões de euros.
O total do financiamento da linha de crédito é de 1340 milhões de euros.
"Nós temos em Portugal, felizmente, condições na nossa economia e nas nossas finanças públicas, que garantem uma aplicação criteriosa e consequente dos financiamentos que nos têm sido proporcionados", garantiu Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas.
De acordo com o primeiro-ministro, as 12 mil habitações estarão disponíveis num "curto espaço de tempo".
No comunicado divulgado esta quinta-feira, a linha de crédito acordada entre o Governo e o BEI dará aos municípios um prazo mais alargado para apresentarem respostas habitacionais, nomeadamente até 2030.
"Incentivamos e queremos incrementar o nível de investimento para termos mais oferta no mercado, oferta para todos os segmentos e oferta sobretudo nos locais e geografias onde temos mais carência de recursos humanos", vincou Montenegro.