Preço das casas dispara, mas famílias batem novo recorde de investimento

| 25 de Setembro de 2025 às 16:08
A carregar o vídeo ...

Preço das casas dispara, mas famílias batem novo recorde de investimento

No início do verão, marcado por uma nova subida de preços e na procura de habitação por residentes, as famílias estavam já a investir mais de 12 mil milhões de euros em termos anuais. É um máximo desde o início do século.

Numa altura em que o mercado da habitação enfrenta a maior subida de preços de sempre, o investimento das famílias- quase todo feito na compra de casas- conhece também novos recordes. Apesar de a oferta de habitação se manter contida, os valores de investimento realizados já se aproximaram, e superaram, os do início do século, marcado pelo lançamento de uma forte oferta de casas, com mais de 100 mil fogos anuais novos a entrarem então no mercado até 2002.  

Em termos reais, as famílias terão investido um total de cerca de 12,6 mil milhões de euros ao longo da segunda metade do ano passado e a primeira metade de 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. O valor representa uma subida de mais de 4%, e em aceleração, face ao mesmo período do ano passado.   

Embora estes dados trimestrais ainda não desagreguem os valores destinados à compra de casa, esta é, sem exceções até aqui, a grande parcela de investimento que é feita pela população residente. Nos últimos dados anuais disponíveis, de 2023, a habitação absorvia mais de 90% do investimento das famílias.  

Neste ano, o índice de preços da habitação disparou com uma subida de 17,2% face a um ano antes, enquanto a procura subiu mais de 15%, para quase 43 mil transações, o maior número desde a primavera de 2021.