Paredes
Uma das testemunhas ouvidas esta sexta-feira em tribunal, ligada ao PSD, afirmou que há quatro anos não houve igualdade entre as candidaturas.
O Presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, entrou no Tribunal de Paredes acompanhado pelo advogado Ricardo Bexiga. O autarca do PS já tinha negado no início do julgamento qualquer intenção de aproveitamento político com publicações nas redes sociais do município durante a campanha eleitoral para as autárquicas de 2021.
Mas esta sexta-feira, o social-democrata Manuel Vieira confirmou que na altura participou as publicações à Comissão Nacional de Eleições por entender que poderiam infringir as normas legais, bem como imagens como esta divulgadas também neste ecrã no centro da cidade, ou a presença de viaturas do município, quando se preparava uma ação de campanha de um candidato socialista à freguesia de Paredes.
Isto enquanto decorriam também obras na escadaria do tribunal.
Já entre as testemunhas de defesa, o vereador Renato Almeida, que chefiou o gabinete do Presidente da câmara, garantiu que o executivo estava convencido que estavam a ser cumpridas as normas definidas para o período de campanha e que até foram dadas orientações dos serviços jurídicos ao gabinete de comunicação, com redução ao máximo de imagens do executivo socialista.
Alexandre Almeida não quis prestar qualquer declaração à saída do tribunal, nem o seu advogado Ricardo Bexiga.
O atual autarca cumpre o segundo mandato na presidência da Câmara de Paredes. Falta ainda o ato formal, mas é já certo que será o candidato do PS àquele município nas autárquicas deste ano.