D. José Ornelas
D. José Ornelas defende resistência firme, mas sem escalar para um conflito armado.
O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, manifestou preocupação com o rumo da nova administração dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, e comparou algumas das suas posições ao conceito de Lebensraum — espaço vital — associado à ideologia nazi de Adolf Hitler.
Em entrevista à Rádio Renascença, o bispo alertou para o que considera ser um “novo nazismo”, sublinhando a necessidade de resistência por parte da Europa.
“Está-se a criar uma espécie de nova ordem mundial. Não, isto não é uma ordem. Estamos a acabar com a ordem mundial e com a capacidade de todos”, afirmou.
O prelado criticou atitudes expansionistas, referindo-se a declarações que considera perigosas. “É a questão de dizer: a mim serve-me a Gronelândia, a mim serve-me o Canadá, como se fossem objetos. Isto não pode ser. Isto é o Lebensraum, o espaço vital do Hitler. E isto tem de ser tomado a sério”, alertou.
Apesar do tom crítico, D. José Ornelas rejeita qualquer apelo à confrontação militar. “Agora, eu não estou a propor um conflito com a América”, clarificou, acrescentando que o caminho passa pela diplomacia e pelo esforço conjunto em prol da paz. “Não é enfrentar, é procurar juntos a paz.”