Presidente da Moldávia diz que foi usado dinheiro russo para mudar resultado das eleições

Inês Simões Gonçalves | 29 de Setembro de 2025 às 20:49
A carregar o vídeo ...

Presidente da Moldávia, Maia Sandu

A Presidente do país considerou que a Rússia falhou “devido aos esforços comuns e conjuntos das instituições estatais e meios de comunicação social, da imprensa à sociedade civil”.

A Presidente eleita na Moldávia, Maia Sandu, disse ter provas de que foi usado dinheiro russo para tentar mudar o resultado das eleições no país. No entanto, Maia Sandu diz que as tentativas de Moscovo de fazer ganhar o partido pro-russo não tiveram sucesso. 

“Penso que a Rússia não atingiu o seu objetivo. Gastou muito dinheiro nestas eleições, mas os resultados dizem que falhou”, declarou. 

A Presidente do país disse explicou esta “falha” da Rússia “devido aos esforços comuns e conjuntos das instituições estatais e meios de comunicação social, da imprensa à sociedade civil”. 

“Foi de facto uma resposta de toda a sociedade a estas tentativas de interferência da Rússia”, acrescentou. 

Disse ainda que tem provas do dinheiro que a Rússia gastou, “ou quis gastar”, e de “tentativas de suborno aos eleitores em diferentes regiões do país”. 

O partido de Maia Sandu, Partido de Ação e Solidariedade (PAS), ganhou este domingo as eleições presidenciais na Moldávia, com mais de 50% dos votos. O partido superou assim os melhores resultados que tinham sido projetados pelas sondagens.