Presidente da República operado com sucesso

Maria Peleira Gouveia | 02 de Dezembro de 2025 às 18:51
A carregar o vídeo ...

Presidente da República operado com sucesso

Marcelo Rebelo de Sousa deverá ficar dois dias internado, com alta prevista para amanhã de manhã. O chefe de Estado foi internado esta segunda-feira de urgência no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido mal. Em causa estava uma hérnia encarcerada.

A situação tem evoluído favoravelmente para o Presidente da República. Segundo a presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, se assim continuar, o Presidente da República fará alguns exames que sejam necessários, como analises. Maria João Baptista adiantou que o habitual neste tipo de cirurgia é um período de repouso de entre duas a quatro semanas, dependendo das características da pessoa. 

O presidente da Assembleia da República visitou o Presidente da República, que está internado. José Pedro Aguiar-Branco garantiu que Marcelo Rebelo de Sousa está muito bem disposto e otimista. 

Também o primeiro-ministro visitou o Presidente da República. À saída do Hospital de São João, aproveitou para deixar elogios ao Serviço Nacional de Saúde. 

O presidente da república recebeu a visita da equipa clínica e dos elementos da casa civil. 

 A cirurgia de urgência realizou-se na noite de segunda-feira, depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter sentido um mal-estar no regresso de Amarante, onde esteve nas cerimónias fúnebres do engenheiro António Mota. 

O Presidente da República apresentava sinais de oclusão intestinal e vómitos, sendo que a intervenção foi essencial e realizada no momento certo.