Primeiro-ministro indiano diz a Putin que a Índia não mantém uma posição neutra em relação ao conflito na Ucrânia

| 05 de Dezembro de 2025 às 16:30
A carregar o vídeo ...

Primeiro-ministro indiano diz a Putin que a Índia não mantém uma posição neutra em relação ao conflito na Ucrânia

Vladimir Putin foi até à capital indiana com o objetivo de reforçar a aliança comercial e a defesa contra as sanções europeias.

Vladimir Putin foi recebido de braços abertos no palácio presidencial da Índia e 21 tiros depois foi hora de abrir a mesa de negociações.

No discurso televisivo na abertura da reunião, Narendra Modi enfatizou a urgência de pôr fim ao conflito através do diálogo e da diplomacia.

A declaração de Modi procura redefinir a posição estratégica de Nova Deli.

Embora a Índia não tenha condenado explicitamente a invasão que começou em 2022 e se tenha tornado o segundo maior comprador de crude russo, o primeiro-ministro insistiu que a solução não virá do campo de batalha.

Este encontro marca o ponto alto da primeira visita de estado de Putin à índia em três anos.

Moscovo e Nova Deli comprometeram-se com um novo programa de cooperação até 2030, apesar das sanções americanas contra a compra de petróleo russo.

O programa inclui ajudar os indianos a mudarem-se para a Rússia para trabalhar, em contrapartida, a Índia deve estabelecer uma fábrica de fertilizantes em território russo. Os acordos estenderam-se a outras áreas já que os dois líderes concordaram em impulsionar a cooperação na agricultura, na saúde e no transporte marítimo.

O líder do Kremlin chegou esta quinta-feira à noite à capital indiana com o objetivo de reforçar a aliança comercial e de defesa contra as sanções ocidentais. Mas, para Modi, o encontro visou equilibrar os laços históricos com Moscovo, sem alienar os parceiros em Washington e na Europa.