"Problemas da Saúde não se resolvem com demissões": Montenegro garante que ministra da Saúde fica no Governo

| 08 de Janeiro de 2026 às 15:50
A carregar o vídeo ...

«Problemas da Saúde não se resolvem com demissões»: Montenegro garante que ministra da Saúde fica no Governo

As declarações surgiram depois de, nas últimas 48 horas, três pessoas terem morrido por falta de socorro do INEM.

Depois dos recentes casos de mortes associadas ao atraso no socorro por parte do INEM, o primeiro-ministro garante que a ministra da Saúde vai continuar no Governo.  

"Os problemas da Saúde não se resolvem com demissões ou jogadas políticas. Resolvem-se com convicção, competência, resistência e resiliência”. 

Note que esta terça-feira soube-se que um homem de 78 anos morreu no Seixal, depois de esperar quase três horas à espera do INEM. O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar admitiu que o novo sistema de triagem possa ter influenciado o desfecho, mas, apesar das críticas, o presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, Luís Mendes Cabral, defendeu o novo sistema, justificando que “não havia ambulâncias disponíveis”. 

Menos de 24 horas depois, surgem mais dois novos casos: uma mulher que morreu em Sesimbra depois de esperar 40 minutos por socorro e de ter sido acionada uma ambulância de Carcavelos, que demorou mais de meia a hora a chegar ao local. 

Pouco depois, soube-se de mais um caso em Tavira, no Algarve, ocorrido também quarta-feira. O homem de 68 anos terá esperado mais de uma hora por socorro, depois de se ter sentido mal.