Produtor Luís Jardim encontrado em paragem cardiorrespiratória morre aos 75 anos

Correio da Manhã | 04 de Julho de 2025 às 19:56
Produtor Luís Jardim
Produtor Luís Jardim FOTO: DR

Músico morreu em casa, no Cadaval.

Morreu o músico e produtor madeirense Luís Jardim, esta sexta-feira, no dia em que cumpria 75 anos. Segundo apurou o CM, o músico foi encontrado em paragem cardiorrespiratória em casa no Vilar, Cadaval. Após infrutíferas manobras de reanimação, o óbito foi declarado no local.

Os bombeiros de Cadaval receberam o alerta pelas 11h30.

Luís Jardim deixou a Madeira onde nasceu para crescer no mundo da música. Queria os EUA, mas as dificuldade em conseguir o cartão de trabalho, fizeram-no virar-se para Londres e foi por lá que se tornou figura influente como autor, produtor e instrumentista. Trabalhou com artistas como Tina Turner, George Michael, Rod Stewart, Robbie Williams, Rolling Stones, Madonna, Elton John ou Paul McCartney, numa lista infindável.

Muito difícil de quantifar todos os trabalhos feitos, contudo, o produtor chegou perto do cinema com a produção de bandas sonoras de filmes. “Gladiator”, “Crimson Tide”, “El Dorado", “Bird on a Wire”, “Beyond Rangoon” são alguns dos muitos projetos cinematográficos em que participou. 

Em Portugal fez parte de carreiras de grandes artistas como Rui Veloso e João Pedro Pais e participou como jurado no Ídolos (SIC), Uma Canção Para Ti e A Tua Cara Não Me é Estranha (ambos na TVI).  

“É com profunda tristeza que me despeço do meu querido amigo Luís Jardim. Natural da Madeira, o Luís foi muito mais do que um brilhante músico e produtor musical, foi uma pessoa generosa, talentosa e inspiradora”, reagiu o presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

"O Luís vive agora nas melodias que nos deixou e nas memórias que guardo com imensa gratidão. Partiu, mas nunca será esquecido”, acrescentou Miguel, que era primo de Alberto João Jardim.