Projeções dão, pela primeira vez, vitória à extrema-direita nas eleições legislativas na Aústria

Andreia Antunes | 29 de Setembro de 2024 às 18:13
FOTO: REUTERS/Leonhard Foeger

Liderado por Herbert Kickl, o Partido da Liberdade deverá obter 29,1% dos votos, à frente do OVP, com 26,2%, e dos sociais-democratas de centro-esquerda, com 20,4%, segundo uma projeção da empresa de sondagens Foresight para a emissora ORF, após o encerramento das urnas.

Os eleitores austríacos deram a primeira vitória de sempre nas eleições gerais ao Partido da Liberdade, de extrema-direita, neste domingo, segundo as projeções de voto.

Liderado por Herbert Kickl, o FPO deverá obter 29,1% dos votos, à frente do OVP, com 26,2%, e dos sociais-democratas de centro-esquerda, com 20,4%, segundo uma projeção da empresa de sondagens Foresight para a emissora ORF, após o encerramento das urnas.

Já uma outra projeção do instituto de sondagens Arge Wahlen também apontava o FPO em primeiro lugar, vencendo por cerca de quatro pontos percentuais, uma margem de vitória maior do que a indicada pelas sondagens finais.

O Partido da Liberdade (FPO), eurocético e favorável à Rússia, manteve durante meses uma ligeira vantagem nas sondagens sobre o Partido Popular Austríaco (OVP), conservador e no poder, do Chanceler Karl Nehammer, numa campanha dominada pela imigração e pelas preocupações com a economia.

Uma vitória do FPO tornaria na Áustria no mais recente país da União Europeia a registar um aumento do apoio da extrema-direita, após os ganhos em países como Holanda, França e Alemanha.