Proteção Civil diz que incêndio de Ponte da Barca não tem dado tréguas aos operacionais

Joana Ramalho | 28 de Julho de 2025 às 10:46
A carregar o vídeo ...

Comandante da Proteção Civil

"Todo o combate terá sido feito com estratégia e recurso a meios apeados, o que faz a operação extremamente complexa e difícil".

O Comandante da Proteção Civil fez o ponto de situação do incêndio de Ponte da Barca, este domingo, afirmando que o fogo não tem dado tréguas aos operacionais.

"[O incêndio] encontra-se a propagar no meio da serra, sem qualquer tipo de acessos a veículos terrestres. Todo o combate terá sido feito com estratégia e recurso a meios apeados, o que faz a operação extremamente complexa e difícil", começou por explicar o dirigente, em declarações aos jornalistas.

Continuou por dizer que todos os caminhos penetrantes que permitissem, eventualmente, a entrada de algum veículo, para iniciar a operação de combate às chamas, ficam todos "a meio, sem continuidade".

"As frentes continuam a propagar-se. Temos aqui algumas oportunidades e vamos estuda-las para tentar minimizar o impacto deste incêndio, mas será de longa duração", referiu, acrescentando que está a ser preparada a defesa das habitações daquela região.