PS acusa André Ventura de oportunismo e Chega acusa António José Seguro de ser «verdadeiramente inseguro»

| 23 de Janeiro de 2026 às 22:06
A carregar o vídeo ...

Frente a Frente

Bruno Gonçalves e Rita Matias estiveram Frente a Frente no NOW na noite desta sexta-feira.

Bruno Gonçalves (PS) e Rita Matias (Chega) estiveram Frente a Frente no NOW na noite desta sexta-feira e falaram sobre o que esperar até dia 8 de fevereiro, dia em que acontece a segunda volta das eleições presidenciais, e a sondagem da Intercampus para o NOW que aponta António José Seguro como o grande vencedor.

"Acredito que muita coisa pode acontecer. Acredito que abstenção vá disparar, porque certamente que há pessoas que não se reveem num candidato nem no outro. (...) Acredito também que, na hora do voto, muitas pessoas acabem por fazer aquilo que é oposto ao que as lideranças dos partidos dizem", começou por dizer Rita Matias, desvalorizando assim as previsões para a segunda volta.

De acordo com a deputada, "da extrema-esquerda à direita fofinha", há uma "necessidade de mostrar virtude" e que só se pode apoiar António José Seguro por ser o candidato da democracia. "Mas é o candidato que se recusa a debater com André Ventura", critica.

Em resposta, Bruno Gonçalves referiu que André Ventura apresenta uma vantagem em comparação ao seu adversário, pois "está todos os dias no Parlamento e os portugueses têm-se percebido de que lado ele se tem posicionado".

"Não há nada mais oportunista naquilo que é a sua [de André Ventura] ação política do que a entrevista que deu ao jornal "Expresso", onde declara que acha errática a ação de Donald Trump, quando a Rita [Matias] e o próprio André Ventura não só utilizavam chapéus de Donald Trump como diziam que era uma nova esperança para o mundo", menciona.

Rita Matias referiu ainda que a democracia faz-se "da livre discussão de ideias", criticando António José Seguro por não querer debater com o seu adversário na corrida a Belém. "É muito curioso que não queira utilizar a arma da democracia, que é precisamente a discussão das ideias. Só mostra uma coisa: é que este Seguro é verdadeiramente inseguro".