PS considera que Cavaco Silva descreveu qualidades de António José Seguro; CDS pede para não se tentar interpretar mente do antigo Presidente

Inês Simões Gonçalves | 19 de Setembro de 2025 às 22:50
A carregar o vídeo ...

Frente a Frente

André Pinotes Batista (PS) e Paulo Núncio (CDS) estiveram Frente a Frente no NOW

André Pinotes Batista (PS) e Paulo Núncio (CDS) estiveram Frente a Frente no NOW na noite desta sexta-feira e falaram sobre o artigo de opinião do antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, publicado no jornal “Expresso”, onde destacou algumas qualidades que um chefe de Estado deve ter. 

André Pinotes Batista começou por defender que “aquilo que é pedido por Aníbal Cavaco Silva na definição do perfil ético, político e moral de um Presidente da República” corresponde às qualidades do candidato presidencial António José Seguro. 

“Respeito pela Constituição, defesa da estabilidade, isenção partidária no exercício do cargo, sobriedade, não alimentar intrigas e falar a verdade: tudo isto é a descrição de António José Seguro”, afirmou. 

O socialista disse ainda que, “se [Cavaco Silva] fosse coerente com aquilo que defende”, apoiaria Seguro. 

“Aplauso esta descrição. Eu apoio António José Seguro pelas razões enunciadas pelo antigo Presidente da República”, acrescentou. 

Por sua vez, Paulo Núncio disse que aprendeu a “não tentar interpretar a mente do professor Cavaco Silva”. 

“Cavaco Silva há-de ter a sua ideia, há-de a explicar e noticiar perante o país quando assim o entender”, defendeu. 

O deputado disse, no entanto, que concorda com Aníbal Cavaco Silva em alguns aspetos, por exemplo, ao dizer “que o próximo Presidente da República deve defender os valores democráticos, sem convivência e debate político pacífico”. 

“Considero, de facto, que isso é muito avisado, não só em Portugal, mas no mundo”, concluiu.