PSP
Além disso, registou 52 crimes que envolvem armas.
A Polícia de Segurança Pública apresentou um balanço, que por enquanto é provisório, relativo ao uso de armas nas escolas portuguesas. A avaliação da PSP corresponde ao período que começou no dia 1 de setembro do ano passado e terminou dia 31 de julho deste ano.
Os polícias que fazem parte do programa Escola Segura registaram 3387 ocorrências nos espaços escolares. Dos casos, 2786 são de natureza criminal. A PSP registou 52 crimes que envolveram armas.
A maior parte das ocorrências reportadas aconteceram dentro dos recintos escolares.
No total, foram apreendidas 43 armas brancas e duas de fogo nas escolas portuguesas no ano letivo 2024-2025.
Tal como aconteceu nos anos anteriores, os crimes mais reportados correspondem a ofensas à integridade física, injúrias e ameaças e ainda furtos.
A PSP revelou os dados no contexto da aproximação da operação da Escola Segura 2025-2026, que inclui todos os estabelecimentos de ensino não superior, e que visa garantir a segurança do meio escolar.
A Polícia de Segurança Pública refere que no próximo ano letivo se vai dedicar à segurança dos 3243 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativo que estão na sua área de responsabilidade.
A PSP diz ainda que quer proteger os mais de 966 mil alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino abrangidos pelo programa Escola Segura.
Também os mais de 148 mil professores e assistentes destas escolas são uma preocupação para a Polícia de Segurança Pública.