Putin elogia relação da Rússia com Síria
“Ao longo destas décadas, sempre guiámos por uma coisa: os interesses do povo sírio”, disse o líder russo.
O presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, chegou esta quarta-feira a Moscovo, para reunir com o Presidente russo, Vladimir Putin. Durante o primeiro encontro, Putin elogiou os laços que a Rússia mantem com a Síria.
“Ao longo destas décadas, sempre nos guiámos por uma coisa: os interesses do povo sírio”, disse o líder russo.
Esta é a primeira viagem de al-Sharaa a Moscovo desde a queda do regime do antigo dirigente Bashar al-Assad, aliado da Rússia.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, este encontro tem como objetivo estabelecer laços de trabalho com o novo executivo sírio e garantir a presença militar na Rússia.
Devido aos esforços de guerra na Ucrânia, a Rússia não foi capaz de intervir na ofensiva rebelde mais recente, que levou à queda de Bashar al-Assad e à nomeação de Ahmed al-Sharaa como Presidente. Al-Assad encontra-se exilado em Moscovo desde dezembro.
Ainda assim, a Rússia continua a manter contingentes militares na Síria e já enviou carregamentos de petróleo para o país. De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, um dos temas a ser discutido neste encontro é a permanência dessas bases miliatres russas na Síria.