"Putin espera conseguir com Trump o que não consegue no campo de batalha", destaca professor Luís Tomé

Joana Ramalho | 21 de Outubro de 2025 às 00:19
A carregar o vídeo ...

NOW

No NOW, Luís Tomé afirmou que o Presidente norte-americano, Donald Trump, quer ver "o que é que satisfaz Putin e impor isso aos europeus e ucranianos".

O professor catedrático e especialista em Relações Internacionais Luís Tomé foi o convidado do programa Guerra e Paz desta segunda-feira, da autoria de Germano Almeida. O tema desta edição teve como questão de partida: "O que se pode esperar do encontro entre Trump e Putin?"

Luís Tomé começou por destacar que o Presidente russo, Vladimir Putin, diz, "muito claramente", que considera que os povos russo e ucraniano são "uma única nação".

"Ele [Putin] acrescenta que, nesse sentido, toda a Ucrânia é 'nossa' e depois usa este ditado russo, como ele diz: 'onde pisar um soldado russo [o território] é nosso. Ele disse isto em junho, portanto, ele mudou de posição? Não", vincou.

De seguida, o professor afirmou que, assim, o Presidente norte-americano, Donald Trump, quer ver "o que é que satisfaz Putin e impor isso aos europeus e ucranianos".

Deste modo, Luís Tomé referiu que Putin tem "todo o tempo" para seguir uma estratégia de "apaziguamento como Donald Trump tem seguido".

"Trump está a dar ainda mais trunfos [à Rússia] e Putin espera conseguir com Donald Trump o que não consegue no campo de batalha. Essa é a sua estratégia", sustentou.