Putin realiza reunião de alto nível para debater testes nucleares anunciados por Donald Trump
O Presidente russo disse que é preciso uma resposta adequada.
O Presidente russo, Valdimir Putin, ordenou esta quarta-feira aos altos funcionários militares e de defesa que apresentassem propostas para a possível realização de testes nucleares. Putin avisou que a Rússia vai responder aos Estados Unidos de forma adequada.
A decisão surgiu depois de Donald Trump ter anunciado que estava a realizar os próprios testes com armas nucleares nos estados unidos. Segundo o Presidente norte americano, os EUA não podem ficar atrás da Rússia nem da China.
Por outro lado, o Presidente da Ucrânia pediu uma adesão plena à União Europeia. Para Volodymyr Zelensky, não há a possibilidade de aceitar um estatuto de “segunda classe” na UE.
Os apelos de Volodymyr Zelensky têm sido constantes. Portugal recebeu informação diretamente da Ucrânia daquilo que são as necessidades mais urgentes para os próximos meses. O ministro dos Negócios Estrangeiros revelou que a informação está a ser avaliada em cooperação com a União Europeia.
Esta quarta-feira, o ministro da Defesa da Ucrânia juntou-se aos homólogos de nove nações para uma reunião da força expedicionária conjunta. Na Noruega, lembrou que esta é a primeira vez que um país que não é membro da coligação recebe este estatuto.