“Todos os cidadãos têm de cumprir a lei", defende André Ventura

Inês Simões Gonçalves | 16 de Dezembro de 2025 às 14:33
A carregar o vídeo ...

“Quando um candidato presidencial tem posições e tem de enfrentar um processo, acho que estamos todos errados”, diz André Ventura

André Ventura explicou que a comunidade cigana apresentou um processo e que decidiu estar presente por “respeitar muito os tribunais”.

O candidato à presidência da República André Ventura, à chegada ao Palácio da Justiça, garantiu estar tranquilo sobre o julgamento pelos cartazes polémicos onde se lê “Os ciganos têm de cumprir a lei”. 

“Todos os cidadãos têm de cumprir a lei, é isso que estou a fazer aqui hoje”, afirmou. 

André Ventura explicou que a comunidade cigana apresentou um processo e que decidiu estar presente por “respeitar muito os tribunais”.  

“Vou respeitar qualquer decisão que seja tomada”, garantiu.  

No entanto, defendeu que quem deveria estar presente no tribunal era quem comete crimes, não quem “diz verdades”. 

“Quando um candidato presidencial tem posições e perspetivas e tem de enfrentar um processo e ir a tribunal, acho que estamos todos errados. Quem devia estar aqui hoje são aqueles que não cumprem a lei há muitos anos e não foram julgados”, defendeu. 

O julgamento para decidir se André Ventura vai ser obrigado ou não a retirar os cartazes realiza-se esta terça-feira e na quinta-feira, no Palácio da Justiça, em Lisboa. Além da retirada dos cartazes, a ação em causa pretende também que André Ventura pague uma multa de cinco mil euros por cada dia de atraso ou por cartazes que venham a ser colocados e que tenham semelhante conteúdo.