Santarém
Os avistamentos têm sido diários, mas as autoridades ainda não conseguiram encontrar os animais que se têm aproximado da periferia da cidade.
A PSP de Santarém está a tentar localizar e capturar quatro toiros bravos que fugiram do terreno agrícola onde estavam guardados há mais de uma semana, e têm sido avistados por populares perto de zonas residenciais nos limites urbanos da cidade.
Na última madrugada, os animais, que são propriedade de uma casa agrícola que cria gado de lide na freguesia vizinha de Alcanhões, foram vistos por moradores junto à Quinta das Trigosas, uma urbanização na Portela das Padeiras, nos arredores de Santarém.
As queixas às autoridades têm também chegado por parte de pessoas que fazem caminhadas a pé num trilho conhecido por “Linha de Água da EPAL”, e que fica também perto da Autoestrada do Norte, precisamente entre Alcanhões e a Portela das Padeiras.
Tendo em conta o sobressalto que a situação está a provocar em quem reside nestas áreas rurais do concelho, a PSP tem andado no terreno e recorrido a drones para encontrar os toiros, mas sem sucesso até ao momento.
Segundo apurou o NOW junto de fonte do Serviço Municipal de Proteção Civil, os proprietários têm colaborado nas diligências para encontrar os toiros bravos e já deram autorização para o seu abate, caso não seja possível a sua recolha ou captura.