
Comparou o partido ao Calimero, disse que Pedro Pinto saiu "depenado" e gozou com a matemática de Ventura. Deputado viralizou na sua quarta passagem pelo Parlamento.
O deputado do PSD Gonçalo Capitão tornou-se viral na sua quarta passagem pelo Parlamento. Após uma intervenção onde deixou farpas ao Chega em modo stand-up, o vídeo da sua participação foi visto dezenas de milhares de vezes. Acusou Pedro Pinto de "sair depenado", comparou o Chega a uma claque de André Ventura e rematou acusando o partido de ser Calimero sem o seu líder.
Gonçalo Capitão, nascido em 1971, é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e Mestre em Teoria e Ciência Política Contemporânea pela Universidade Católica Portuguesa, tendo depois ingressado pelo contexto empresarial.
Foi adido social no Consulado Geral de Portugal em Joanesburgo entre 2010 e 2013, em São Paulo (2015 a 2017) e em Caracas (de forma intercalada entre 2013 e 2022). Foi ainda vice-presidente e presidente do Conselho Fiscal e vice-presidente da direção para o futebol profissional da Associação Académica de Coimbra/OAF entre 2004 e 2010.
Foi deputado pelo PSD nas VII, IX, X e XVII legislaturas e vice-presidente da JSD Nacional entre 1998 e 2002, quando o presidente era Pedro Duarte.