Eleições presidenciais
Pedro Santana Lopes, Presidente da câmara da Figueira da Foz, admite uma candidatura às próximas eleições presidenciais. No espaço de comentário no NOW, o antigo primeiro-ministro garantiu ainda ter a certeza de que o almirante Gouveia e Melo vai concorrer a Belém e pode mesmo sair vencedor.
Os sinais estavam à vista. Foi ao congresso do PSD em outubro e já tinha admitido que ser Presidente da República é a honra suprema de quem anda nesta vida. Mas agora, Pedro Santana Lopes admite que se as sondagens lhe derem força gostava de avançar para uma corrida a Belém.
No espaço de comentário no NOW, o autarca da Figueira da Foz explicou que Mário Centeno não tem o perfil adequado para ser Presidente da República, mas vê em António José Seguro, antigo secretário-geral do PS, um melhor candidato. Já sobre uma eleição entre Gouveia e Melo e Pedro Passos Coelho, afirma que seria renhida.
Santana Lopes tem uma certeza: o Chefe do Estado-Maior da Armada vai ser candidato e arrisca mesmo sair vencedor.
Quanto à manutenção de Gouveia e Melo aos comandos da marinha, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que quem decide substituir ou manter é o Governo, uma decisão que deverá ser conhecida em breve.
As eleições presidenciais são só em janeiro de 2026, mas há vários nomes na calha. Luís Marques Mendes, ex-presidente do PSD, também já reconheceu que há hipóteses de se candidatar, mas deixa a decisão só para 2025. Se avançar, é já certo que terá o apoio dos sociais-democratas.
Entre portas entreabertas, há várias figuras que entram agora em jogo para avaliar possíveis apoios e medir as hipóteses para uma eventual candidatura para a Belém.