Médio Oriente
Os iranianos são superiores no que diz respeito ao número de militares. Já os israelitas têm mais aeronaves, e que são mais recentes do que as de Teerão.
Israel e Irão estão agora em guerra. Os dois países do Médio Oriente dispõem de uma elevada capacidade militar.
Segundo dados do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, Israel é o 15.º país com maior poder militar no mundo, logo seguido pelo Irão, que ocupa a 16.ª posição.
Já em termos de militares ativos e em reserva, as abordagens dos países são diferentes.
O Irão tem cerca de 610 mil militares ativos e 350 mil militares na reserva. Já Israel tem mais militares reservistas. São cerca de 445 mil e 170 mil militares ativos.
No poder aéreo, Israel está melhor equipado. Telavive tem 611 aeronaves nas quais estão incluídos 45 caças f-35 de última geração e de fabrico norte-americano.
Por outro lado, o Irão tem aeronaves de modelos mais antigos e menos eficazes em cenário de guerra moderna. Teerão possui 500 aeronaves, com migs e f-14 de fabrico soviético.
Em termos de poder nuclear, Israel tem cerca de 90 a 400 ogivas nucleares prontas para uso imediato.
O Irão não tem ogivas nucleares, mas tem 400 quilos de urânio enriquecido e por isso está perto de conseguir construí-las.
A nível de mísseis, Irão tem mais que Israel, mas o alcance dos de Teerão é mais reduzido em relação aos de Telavive.
O Irão tem mais de três mil misseis, shabab 3 e quiam, mas o alcance não vai além dos dois mil quilómetros.
Já Israel dispõe de mais de 90 mísseis. Tem jericho 3 com um alcance até 6500 km e jericho ii com um alcance até 1500 km.
Duas potências militares que agora trocam ataques e que prometem cumprir os seus objetivos custe o que custar.