Segundo o IPMA, os distritos de Aveiro, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Leiria estão sob aviso laranja até sábado devido a precipitação persistente e por vezes forte.
Quinze distritos do continente estão a ser afetados por precipitação persistente e por vezes forte até sábado, sete dos quais estão já sob aviso laranja, indicou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, os distritos de Aveiro, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Leiria estão sob aviso laranja até sábado devido a precipitação persistente e por vezes forte.
Também devido à chuva forte estão sob aviso amarelo os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa e Setúbal.
Bragança e Vila Real estão sob aviso laranja desde o início da tarde desta sexta-feira, devido a precipitação persistente e por vezes forte, situação que se prolonga até às 6 horas de sábado, altura em que passam a aviso de nível amarelo, até às 9 horas.
Pelos mesmos motivos, os distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu e Leria estão sob aviso laranja até às 9 horas de sábado, passando a amarelo entre as 9 horas e o meio-dia, enquanto o distrito da Guarda está sob aviso laranja até às 12 horas de sábado, passando a amarelo até às 15 horas.
Devido a chuva por vezes forte, os distritos de Braga e Viana do Castelo estão, até às 21 horas desta sexta-feira, sob aviso amarelo, que sobe então de nível para laranja até às 3 horas, altura em que volta a amarelo até às 6 horas.
O distrito do Porto está sob aviso amarelo até às 21 horas desta sexta-feira, altura em que passa a laranja devido à precipitação persistente e por vezes forte, voltando às 6 horas ao nível amarelo, que se prolonga até às 9 horas de sábado.
Castelo Branco está sob aviso amarelo devido a precipitação forte até às 06:00 de sábado, altura em que passa a laranja até às 12 horas, voltando a amarelo entre o meio-dia e as 15 horas.
Lisboa e Santarém estão sob aviso amarelo até às 6 horas de sábado, altura em que passam a nível laranja, até às 12 horas.
Devido a precipitação persistente e, por vezes, forte, o distrito de Lisboa volta a estar sob aviso amarelo entre as 12 horas e as 15 horas de sábado.
Em Portalegre, a precipitação, por vezes forte, em especial na parte norte do distrito, levou a um aviso amarelo até às 21 horas desta sexta-feirae a um novo aviso amarelo para chuva persistente e por vezes forte entre as 6 horas e as 18 horas de sábado.
Em aviso amarelo por precipitação, por vezes forte, em especial na parte norte do distrito está Setúbal até às 21 horas desta sexta-feira e depois entre as 6 horas e as 15 horas de sábado.
Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Lisboa, Coimbra e Leiria estão também sob aviso amarelo até às 21 horas desta sexta-feira devido à agitação marítima, com ondas de quatro metros, consideradas de “altura significativa”.
Os avisos do IPMA - vermelho, laranja e amarelo - são emitidos quando existe uma situação meteorológica de risco, que pode ser avaliada como de risco elevado, moderado ou reduzido.