Região de Valência sob alerta vermelho devido a chuvas fortes em Espanha
As aulas foram suspensas em todas as escolas e, com a previsão das chuvas fortes a manterem-se, esta terça-feira as escolas vão permanecer fechadas nas zonas críticas. Há ainda registo de voos cancelados e muitos atrasos.
A agência espanhola de meteorologia ativou o alerta vermelho por chuvas fortes na região de Valência. Os avisos surgem onze meses depois da morte de mais de 230 pessoas, na sequência de inundações em outubro de 2024.
Valencia e Catalunha estão a ser atingidas por chuvas fortes. Para alguns, é um reviver dos momentos difíceis que aconteceram há menos de um ano. Choveram mais de 100 litros de água por metro quadrado em várias localidades de Valência. Há mesmo registo de locais onde choveu até 57 litros por metro quadrado em pouco mais de meia hora.
Na cidade de Valência, as aulas foram suspensas em todas as escolas e, com a previsão das chuvas fortes a manterem-se, esta terça-feira as escolas vão permanecer fechadas nas zonas críticas. Há ainda registo de voos cancelados e muitos atrasos.
Durante a madrugada, foram registadas mais de 100 ocorrências. Duas pessoas tiveram de ser resgatadas de veículos que ficaram presos na água. Houve ainda ruas inundadas depois de uma barragem ter ultrapassado o limite de armazenamento.
Na reunião do Conselho de Emergências, na manhã desta segunda-feira, a ministra do Interior destacou que há previsão de vento forte e chuvas intensas num curto período de tempo.
Há menos de um ano, a 29 de outubro de 2024, mais de 200 pessoas morreram na sequência das cheias que deixaram Valência coberta de lama.