Rui Borges quer Sporting motivado para defender Taça obtida “com mérito”

Lusa | 17 de Outubro de 2025 às 21:40
Rúben Amorim quer Sporting motivado para defender a Taça de Portugal
Rúben Amorim quer Sporting motivado para defender a Taça de Portugal FOTO: Luís Manuel Neves/Record

Nuno Santos e Daniel Bragança são os únicos lesionados do plantel, uma vez que Diomande “está mais capaz de poder ser titular” e Gonçalo Inácio não tinha “nada de extraordinário”, com espaço ainda para falar da renovação de Pedro Gonçalves.

O treinador Rui Borges afirmou esta sexta-feira que a motivação do Sporting é defender o título conquistado na derradeira época “com todo o mérito”, antes da visita a Paços de Ferreira, na Taça de Portugal de futebol.

“A tática é não menosprezar um adversário com alguma história. Teremos de olhar de forma séria. Vamos defender um título e queremos muito voltar a estar na final. A maior motivação que podemos ter é defender algo que é nosso e conquistámos com muito esforço e dedicação. Voltar à final é o nosso maior desejo”, expressou.

Em conferência de imprensa de antevisão ao duelo da terceira eliminatória, face ao clube que milita na II Liga, Rui Borges respondeu ao treinador do rival Benfica e garantiu que a última edição foi meritória, “está no museu” e o Sporting quer mais.

“Estamos todos no mesmo barco e a ambição é enorme. Não podemos deixar que o comodismo entre no grupo. É um grupo que já tem alguns anos e não ganhou só na última época. Não nos podemos cansar de ganhar e temos de ter diariamente a exigência e ADN do Sporting. Temos muita coisa ainda para ganhar, algo difícil que vai marcar a história do clube, como o tricampeonato. Estão habituados a ganhar e a parte difícil de um treinador é mantê-los ligados toda a hora”, disse o treinador.

O técnico frisou que muitos jogadores se encontram “nas suas melhores versões”, apontando como exemplos Pedro Gonçalves, Trincão, Hjulmand, Gonçalo Inácio ou Quenda, e rejeitou quaisquer problemas com o sistema tático implementado.

“Claro que falo com os jogadores, eles nunca me pediram para mudar a estrutura. Na época passada mudei porque não tinha qualquer médio para jogar e tive de me adaptar ao que tínhamos. Meti o Zeno [Debast] a médio e, de repente, virou médio de luxo. Mudei apenas e só por circunstância, a cada semana mudava”, recordou.

Nuno Santos e Daniel Bragança são os únicos lesionados do plantel, uma vez que Diomande “está mais capaz de poder ser titular” e Gonçalo Inácio não tinha “nada de extraordinário”, com espaço ainda para falar da renovação de Pedro Gonçalves.

“O clube tem confiança nele e a renovação aumenta também a responsabilidade do Pedro Gonçalves. Ele sabe que tem sido um jogador importante nas conquistas do Sporting nestes últimos anos. O jogador está muito focado em querer ganhar e ajudar ainda mais. Perdeu muitos meses de jogo na época passado e está a voltar à sua melhor forma. Quer sentir-se um jogador importante, e é algo que todos nós sentimos. A maior luta é motivá-lo todos os dias, ganhou tudo no Sporting”, disse.

O Sporting, segundo na I Liga, visita o Paços de Ferreira, 16.º na II Liga, às 20:15 de sábado, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, arbitrado por Miguel Nogueira, da associação de Lisboa.