Rui Rocha deixa duras críticas à postura de André Ventura perante as reuniões sobre OE e pediu provas

Manuela Barbosa | 15 de Outubro de 2024 às 23:37
A carregar o vídeo ...

Rui Rocha.mp4

Foi em entrevista ao NOW que Rui Rocha defendeu que este orçamento poderia ter sido apresentado pelo PS e reiterou que a IL não votará a favor.

O presidente da Iniciativa Liberal deixou duras críticas à postura de André Ventura perante as reuniões sobre o Orçamento do Estado e pediu provas.

Foi em entrevista ao NOW que Rui Rocha defendeu que este orçamento poderia ter sido apresentado pelo PS e reiterou que a IL não votará a favor.

Rui Rocha foi claro: Pediu a André Ventura as datas e locais aconteceram as reuniões e quem nelas participou.

"Não diz quais são essas, porque ele já falou da de 15 de julho e fala da de 23 de setembro, quais são as outras, em que datas aconteceram, isso não é segredo de Estado, quem participou, onde foram feitas, que diga, que diga, para encerrarmos este capítulo", disse Rui Rocha. "E depois há outra questão que está em causa, que é, independentemente da existência dessas reuniões ou não, é elas revelarem um compromisso, e é nesse compromisso que eu não acredito, pelos dados que têm."

Apesar das críticas feitas pelo presidente da Iniciativa Liberal ao Chega sobre o Orçamento do Estado para 2025, a posição de Rui Rocha aproxima-se da de Ventura.

"Se nós tivéssemos que aplicar a racionalidade a esta situação, eu diria que é óbvio que o Partido Socialista viabiliza o orçamento", afirmou o presidente da IL. "Porquê? Porque é evidente que este orçamento é um orçamento que poderia praticamente ser apresentado pelo Partido Socialista, e nas tais questões em que o Partido Socialista faz um fim-capé muito grande do IRC, do IRS Jovem, que eram alguma marca distintiva do orçamento, na verdade, a AD e o Governo já cederam completamente."

Para o líder liberal não há nenhuma razão que leve Pedro Nuno Santos a não viabilizar este Orçamento do Estado uma vez que vai ao encontro daquele que é o pensamento socialista: "Que não tem nenhuma tolerância para estes comportamentos de André Ventura, mas à primeira oportunidade, quando lhe dá jeito, acaba por validá-los. Portanto, eu não posso responder, não sei o que está na cabeça de Pedro Nuno Santos, não sei mesmo se Pedro Nuno Santos tem alguma coisa decidida na sua cabeça hoje que estamos a falar."

Mas Rui Rocha tem certezas, e afirmou novamente que não votará favoravelmente neste orçamento por tem uma visão negativa sobre ele.