Rússia diz estar disponível para iniciar nova ronda de negociações com Ucrânia

| 02 de Agosto de 2025 às 14:54
A carregar o vídeo ...

Rússia diz estar disponível para iniciar nova ronda de negociações com Ucrânia

O anúncio surgiu a menos de uma semana do limite dado por Donald Trump a Vladimir Putin para acabar com a guerra na Ucrânia.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse esta sexta-feira estar disponível para iniciar uma nova ronda de negociações com a Ucrânia. O objetivo de ambos os lados é tentar alcançar um acordo de paz, mas tanto a Ucrânia como a Rússia não aceitam ceder em todas as exigências. 

Ainda assim, há agora a oportunidade de Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky se encontrarem frente-a-frente. O Presidente russo quer um encontro à porta fechada com o homólogo ucraniano, mas sem grandes expectativas. 

Moscovo não recua com algumas das suas exigências. A anexação e reconhecimento de território ucraniano como russo e a renúncia da adesão de Kiev à NATO são uma linha vermelha para o Kremlin. 

Do outro lado das negociações, a Ucrânia diz que não vai ceder território e continua a colocar a adesão à NATO como uma condição necessária para assegurar a segurança do país. 

Ainda assim, Zelensky está disponível para se sentar à mesa das negociações com Putin, apesar de o histórico indicar que é possível não chegar a resultados positivos.

As declarações do Presidente russo surgem um dia depois de Donald Trump ter enviado dois submarinos nucleares para posições estratégicas, ao largo da Rússia. 

Apesar de uma nova ronda de negociações estar próxima, os ataques não cessam. Desde quarta-feira, pelo menos 31 pessoas morreram e 160 ficaram feridas nos bombardeamentos russos à capital ucraniana. Do outro lado da fronteira, pelo menos três pessoas morreram, na sequência de um ataque ucraniano durante madrugada de sábado.