Filipe Rosas
O geólogo e investigador Filipe Rosas esteve no NOW e explicou de que forma os terramotos originam tsunamis.
O geólogo e investigador Filipe Rosas esteve esta quarta-feira no NOW e explicou de que forma os terramotos originam tsunamis. De acordo com o especialista, os sismos são uma manifestação da cedência súbita do material geológico.
"Quando o sismo ocorre debaixo de água, o que acontece é que há um soerguimento súbito da massa de água. Esse soerguimento súbito, associado a esta libertação brutal de energia, tem que ser compensado", o que leva, geralmente, à formação de ondas, afirmou o geólogo.
Explicou ainda que, apesar de ter uma direção preferencial, o tsunami pode propagar-se em todas as direções, motivo pelo qual houve tsunamis em vários países do Oceano Pacífico.
O sismo de magnitude 8,8 que atingiu a Rússia esta madrugada provocou tsunamis no país, no Japão, no Havai, e na Califórnia. O vulcão Klyuchevskoy, no leste da Rússia, entrou em corrupção também devido ao abalo. Este é já um dos maiores terramotos a atingir a região de Kamchatka, na Rússia.
O epicentro do terramoto foi a 119 quilómetros da cidade russa de Petropavlovsk-Kamchatsky, com 180.000 habitantes, na península de Kamchatka.
Segundo o Instituto de Oceanografia da Rússia, as ondas atingiram os 10-15 metros de altura. Várias pessoas ficaram feridas mas encontram-se estavéis, afirmou o chefe do departamento regional de saúde, Oleg Melnikov.